Sete eleitas estão "em pé de igualdade"

A organização das 7 Maravilhas da Gastronomia, anunciadas no sábado em Santarém, esclareceu hoje que a divulgação não obedeceu a nenhuma ordem que tivesse em conta o número de votos obtidos pelos pratos colocados a votação.
Publicado a
Atualizado a

Assim, a alheira de Mirandela surgiu em primeiro lugar apenas por integrar a primeira categoria - entradas - e não por ter sido a mais votada, como erradamente foi divulgado, esclareceu o gabinete de comunicação do evento.

"Nunca divulgamos rankings. As 7 eleitas encontram-se em pé de igualdade" e foram "aquelas em que o público mais votou", independentemente da categoria, frisou.

Com perto de 900 mil votos registados entre 7 de Maio e 7 de Setembro, as "7 Maravilhas da Gastronomia" mais votadas foram a alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela (ambos a concorrerem na categoria "entradas"), o caldo verde ("sopas"), o arroz de marisco ("marisco"), a sardinha assada ("peixe"), o leitão da Bairrada ("carne") e o pastel de Belém ("doces").

As iguarias eleitas foram as mais votadas de uma lista de 21 escolhidas por um painel de especialistas, que seleccionou três pratos pelas categorias de entradas - pastéis de bacalhau, alheira de Mirandela e queijo Serra da Estrela -, sopas - açorda alentejana, caldo verde e sopa da pedra -, marisco - amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco e xarém com conquilhas -, peixes - bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno e sardinha assada -, carnes - chanfana, leitão da Bairrada e tripas à moda do Porto -, caça - coelho à caçador, coelho à Porto Santo à caçador e perdiz de escabeche de Alpedrinha - e doces - pastel de Belém, pastel de Tentúgal e pudim Abade Priscos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt